segunda-feira, 29 de julho de 2013

Quinta parte da troca inteligente de alimentos.

Olá meninas estou um pouco ocupada por isso não tenho feito postagem, mas vamos lá ao troca troca inteligente quinta parte.



Algumas ajudam a hidratar o organismo e enriquecem o cardápio com vitaminas e sais minerais, mas existem aquelas que fazem o regime ir, com perdão do clichê, por água abaixo. Confira as melhores opções e aquelas que devem ficar menos presentes no seu dia a dia


Suco de laranja X Laranja


Suco de laranja - por que maneirar?
Além de somar mais calorias ao almoço ou ao jantar, o suco pode atrapalhar a digestão, especialmente quando o copo é do tamanho grande. Quando há excesso de líquido nas refeições, as enzimas digestivas não executam suas funções com eficiência. A barriga acaba dilatada e vem a sensação de empachamento.

Laranja - por que aproveitar?
Ela não vai pesar tanto na balança, já que pode entrar como opção de sobremesa. A fruta também vai encher sua refeição de fibras, tanto as do tipo solúvel, caso da pectina, de sua polpa, quanto as insolúveis, do bagaço. Essa dupla oferece uma porção de benefícios. Estudos mostram que as fibras são capazes de diminuir o risco de diabete do tipo 2. É que elas interferem nos picos de glicose. Dessa forma, os carboidratos e outros nutrientes são absorvidos de forma mais lenta e não haverá a necessidade urgente de tanta insulina. Assim, o pâncreas acaba poupado de esforços extras.

Água com gás x Água sem gás


Água com gás - por que maneirar:
O problema aqui é justamente o gás. Além de atrapalhar a digestão quando consumido junto das refeições, esse tipo de bebida é acusado de estar por trás da obesidade. Um estudo realizado na Universidade Estadual Paulista, em Botucatu (SP), mostra que o consumo contínuo e exagerado de produtos gaseificados pode aumentar a área do estômago em até 50%. Essa expansão provoca a diminuição da saciedade. Ou seja, é preciso comer mais e mais até encher a barriga e enviar ao cérebro a mensagem de satisfação.

Algumas marcas podem conter sódio na formulação, por isso os hipertensos devem ficar bem atentos

Água sem gás - por que aproveitar:
A bebida ajuda a estabilizar a temperatura do corpo, transporta nutrientes entre as células e bota o que é indesejável para fora. Todos os órgãos são agraciados, afinal entre 60 e 75% do nosso peso é água pura. A pele fica mais bonita e até mesmo o coração se beneficia. Uma pesquisa feita na Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, mostra que, entre os que consomem mais de cinco copos por dia, o risco de infarto é menor. Os rins também são protegidos quando o organismo está bem hidratado. E, quanto mais fluida a urina, menores as chances de se formarem os temidos cálculos.


Café x Infusão de ervas


Café - por que maneirar:
Antes de tudo, é bom deixar claro que essa sugestão é específica para o período noturno. E o porquê está logo à direita: essa bebida tem altos teores de cafeína, substância que interfere em alguns neurotransmissores no cérebro e tem efeito estimulante.

Além de espantar o sono, a cafeína colabora para a concentração, por isso deve aparecer enquanto é dia

Infusão de ervas - por que aproveitar:
Porque esse tipo de bebida ajuda a afastar a insônia. Preparar infusões com algumas ervas, como a camomila, o capim-cidreira e a melissa, induz ao sono e ainda melhora a sua qualidade. Elas contêm substâncias que atuam diretamente no sistema nervoso central e funcionam como leves sedativos, diminuindo a agitação. O melhor é que também costumam nos livrar de desconfortos gástricos e intestinais. Aliás, para quem sofre de gases e fica incomodado durante a noite, a erva-doce é outra boa opção.


Suco de laranja x Suco de goiaba


Suco de laranja - por que maneirar:
Embora a laranja seja sempre a mais lembrada quando o assunto é vitamina C, ela não ocupa as primeiras colocações no ranking do nutriente. Por isso mesmo, seu suco não é a melhor opção para quem está atrás do famoso antioxidante.

O total calórico pode subir bastante se a bebida for adoçada com açúcar. Lembre: apenas 1 colher da substância contém 95 cal

Ranking vitamina C (em 100 g)
Camu-camu ............... 2146 mg
Acerola ................. 1 671 mg
Caju .................... 220 mg
Goiaba .................. 218 mg

Suco de goiaba - por que aproveitar:
Esta bebida oferece muito mais vitamina C do que a concorrente. Em um copo, há 130 mg do nutriente, contra 94 do suco de laranja. E foi-se o tempo em que a substância era associada apenas ao combate do escorbuto — uma doença que provoca inflamação nas gengivas e hemorragia. Estudos apontam novas virtudes, que vão desde a proteção contra vários tipos de câncer até a redução de doenças cardiovasculares. Entretanto, como não é cumulativa, de nada adianta consumir grande quantidade em um dia e ficar a zero no seguinte. O ideal é que ela esteja presente no cotidiano.


Limonada simples x Limonada suíça


Limonada simples - por que maneirar:
Como a bebida é preparada apenas com a polpa da fruta e não com a casca — como é o caso da receita de limonada suíça —, não oferece grande quantidade das substâncias encontradas em sua embalagem natural e que despontam como protetoras das nossas células.
9,5 mg de vitamina C é o que você encontra em 1 copo de limonada

Limonada suíça - por que aproveitar:
A bebida reforça o sistema imunológico e dá um chega pra lá naquela moleza característica que pinta quando estamos resfriados. Tamanha eficácia acontece pela ótima concentração de vitamina C, certo? Errado. O limão oferece, sim, o nutriente que fortalece as defesas, mas ele não é a grande estrela. Há substâncias como o ácido cítrico, os limonoides, o limoneno e os flavonoides, que se concentram mais na casca da fruta e têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. E as benesses não param por aí. Há trabalhos que apontam a diminuição no risco da formação de tumores, inclusive o de mama.

Milkshake x Smoothie


Milkshake - por que maneirar:
Porque ele soma calorias de montão. Não bastasse o peso que isso traz, na sua receita há açúcar e gordura saturada de sobra, um duo de substâncias que, em excesso, prejudica até a fertilidade, já que provoca uma bagunça hormonal.

Porque ele soma calorias de montão. Não bastasse o peso que isso traz, na sua receita há açúcar e gordura saturada de sobra, um duo de substâncias que, em excesso, prejudica até a fertilidade, já que provoca uma bagunça hormonal.

Um copo pequeno de milkshake contém 7 g de gorduras e extrapolar no nutriente é o caminho para a obesidade

Compare as calorias (em 200 ml de milkshake)
Creme ................ 226
Morango .............. 224
Baunilha .............. 220

Smoothie - por que aproveitar:
Há uma bela parcimônia de calorias, o que é vantajoso até mesmo para quem não está fora do peso. E, como o smoothie não contém sorvete na sua fórmula, oferece menor quantidade de gordura. Na versão da bebida elaborada com frozen iogurte, há cerca de 3 g do nutriente.

Como as frutas são seu principal ingrediente, essa bebida serve como fonte de vitaminas e sais minerais.

Caipirinha de pinga com açúcar x Caipirinha de saquê com adoçante


Caipirinha de pinga com açúcar - por que maneirar:
Porque ela engorda - e ponto. Tem muita gente que contabiliza as calorias vindas dos alimentos, mas ignora o que vem pelo copo. Isso é péssimo. Afinal, em cada grama de álcool há 7 calorias. Só para comparar, o carboidrato e a proteína têm 4, e a gordura, 9.

Gestantes devem evitar a ingestão de bebida alcoólica. Isso porque o líquido pode atingir o feto e intoxicá-lo

Compare as calorias(em 100 ml)
Uísque .............. 240
Vodca ............... 240
Champanhe ........... 70
Cerveja ............. 42

Caipirinha de saquê com adoçante - por que aproveitar:
Ela é menos calórica. E são dois os fatores que levam a esse resultado. A "sakerinha" é feita de saquê, ingrediente de menor teor alcoólico, cerca de 15%, que já é levemente doce por natureza, diga-se. Mas não é por isso que o sinal está verde para o exagero, por favor!

Quanto menor o teor alcoólico, menor a quantidade de calorias acumuladas no copo

Compare o teor alcoólico
Uísque .................. 40%
Vodca ................... 40%
Champanhe ............... 7 a 12%
Cerveja ................. 3 a 7%

Vinho branco x Vinho tinto


Vinho branco - por que maneirar:
Porque ele não tem a mesma quantidade de substâncias protetoras se comparado ao tinto. O problema é que essa bebida é elaborada com a polpa das uvas, especialmente as chardonnay. E a polpa da fruta não é tão rica.

Vinho tinto - por que aproveitar:
Por causa da presença de moléculas com ação antioxidante. Diversos estudos mostram que os fl avonoides do vinho tinto previnem a oxidação do LDL, o colesterol mau. Assim ajudam a evitar que a temida gordura se deposite nas paredes das artérias. Nessa família de substâncias, o destaque vai para o resveratrol, mas há ainda a quercetina, que começa a ganhar espaço nas pesquisas. Sem dúvida, essa atuação merece um brinde, mas com a devida parcimônia, já que o exagero faz com que o efeito seja justamente o oposto.

Estudos indicam que o consumo moderado de vinho protege o cérebro e pode colaborar para diminuir o risco do Alzheimer.

espero que gostem segunda tem mais bjs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário